Assim como nós, nossos pets também podem desenvolver doenças hormonais, e muitas vezes esses problemas se manifestam de formas sutis, quase imperceptíveis. No entanto, saber identificar essas mudanças logo no início pode ser fundamental para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas.
Neste post, vamos te ajudar a reconhecer 5 sinais que podem indicar uma doença hormonal em cães e gatos
1. Ganho ou perda de peso inesperados
A perda de peso é mais fácil de chamar atenção e causar preocupações, e doenças como hipertireoidismo e diabetes podem causar esse emagrecimento de forma muito rápida nos cães e gatos.
Mas o ganho de peso também é algo preocupante que não podemos deixar passar batido!
Doenças como hipotireoidismo e síndrome de Cushing (duas doenças muito comuns nos cães), podem fazer os cães ganharem peso de maneira muito rápida.

2. Cansaço ou falta de energia
A diminuição de atividade é algo comum nos cães idosos, porém é algo que não podemos deixar também de prestar atenção, doenças hormonais acontecem em grande frequência nos cães mais velhos, então se você está percebendo que seu cão está cada vez brincando menos, mais cansado e menos disposto, fique atendo e procure atendimento.
3. Aumento na sede e na urinação
Beber muita água e fazer muito xixi é mais um dos sinais que podem passar batidos como sinais de um cão ou gato saudável, porém se o seu cão bebe água até secar o pote, levanta de madrugada para beber água e fazer xixi, faz poças grandes de urina que chegam a escorrer e faz uma urina de cor bem clara, quase transparente, isso são sinais de alerta! Esse é um dos principais sinais de diversas doenças hormonais.

4. Aumento exagerado do apetite
É verdade que tem muito pet guloso e que tem muito apetite, mas se antes esse não era o caso do seu pet, ou até era, mas piorou e ele te pede comida toda hora, você coloca comida, ele come em 1 minuto e te pede sempre mais, isso pode também ser sinal de doenças hormonais, como hipertireoidismo, sindrome de cushing e diabetes.
5. Problemas na pele e na pelagem
Quedas de pelo sem coceira, feridas na pele que voltam após tratamento, descamação, ressecamento e escurecimento da pele podem ser sinais de desequilíbrio hormonal que pode ocorrer em várias das doenças endócrinas.
Se você notou algum desses sinais no seu pet, lembre-se: quanto mais cedo você procurar ajuda, maiores as chances de garantir que ele tenha uma vida longa e saudável. O diagnóstico precoce faz toda a diferença, então, não hesite em agendar uma consulta com seu veterinário. Seu amigo peludo vai agradecer, e você também!

